4 motivos para começar a escrever Guest Post

guest post

Você sabe quem é a sua persona e como o seu negócio pode impactar positivamente suas necessidades e objetivos? Então, você deve também ter ciência que o guest post é uma estratégia fundamental para expandir o alcance de sua marca e atrair mais clientes até você.

Afinal, essa ação tem se popularizado por uma série de motivos. Ela pode, por exemplo, gerar mais autoridade e credibilidade para a sua empresa, enquanto fortalece o networking com empresas que — direta ou indiretamente — fomentam o seu setor de atuação.

Antes de nos precipitarmos em conclusões, entretanto, vamos apresentar para você o conceito de guest post. E, ao longo deste artigo, também veremos 4 motivos para escrevê-lo e algumas dicas para ter um bom conteúdo. Confira!

O que é um guest post?

Em poucas palavras, o guest post é a produção e publicação de um artigo em um blog que não o de sua empresa. Daí vem o uso da palavra em inglês guest — que se traduz como “convidado” —, sendo, literalmente, um post convidado em outra página.

E, como em todo bom evento, você não precisa simplesmente esperar por um convite. Você pode fazê-lo quando lidamos com estratégias de marketing digital, já que o networking é um esforço que flui em ambas as direções.

Mas, antes de enviar convites para blogs que possam se beneficiar de sua autoridade — e vice-versa —, vamos entender os motivos pelos quais você deveria investir em guest post?

1 – Promove a sua marca

Não há segredo nessa equação: quanto mais a sua marca é vista, mais ela é percebida. Ao fazer uso do guest post com uma produção de conteúdo relevante para o seu público-alvo, você é mais visto.

Vale apontar, ainda, que o público dos blogs que você busca parceria deve ser minimamente similar ao seu. Lembre-se que o marketing digital é pautado pela relevância e consistência. Compreender os melhores blogs que proporcionem essa relação qualitativa é fundamental.

2 – Fortalece os relacionamentos

Relacionamentos são as chaves que destrancam novas oportunidades de negócio. E isso tanto internamente, com os seus colaboradores, quanto com os seus parceiros e clientes. Com o guest post, você faz parte dessa rica construção emocional.

Tenha em mente que as parcerias são pensadas para beneficiar ambos os lados. Por isso, ceda também espaço no seu blog ao solicitar parcerias. São ações que permitem se aproximar mais do mercado, da demanda do seu público e fortalece a presença digital de sua marca.

3 – O guest post gera mais credibilidade ao seu negócio

Credibilidade é algo que se constrói e sustenta com o tempo. Com o guest post, ela é elaborada ao custo de uma boa estratégia de SEO aliada a uma produção de conteúdo relevante. É um planejamento capaz de transmitir mais confiança para o mercado.

Basta pensar que, quando uma outra empresa — referência em seu ramo — permite que outra empresa publique em seu blog, os leitores vão analisar com mais atenção o artigo. Ao despertar o interesse deles, você pavimentou sua credibilidade, sendo necessário investir em outras ações estratégicas para mantê-la, daqui por diante.

4 – Aumenta o tráfego em seu próprio site e blog

O guest post é também uma maneira formidável de emplacar as suas estratégias de link building, sabia? Isso porque você pode usar os conteúdos previamente produzidos em seu blog para ancorar com o seu guest post.

Consequentemente, mais tráfego é gerado para o seu próprio blog e também para o site. Lembre-se, apenas, que o uso de links deve ser moderado para não soar descaradamente como uma autopromoção exclusiva, sem fins didáticos e informativos para o conteúdo.

Como escrever um bom guest post?

Agora que já deu para ter uma perspectiva sobre o que é guest post e quais são os seus benefícios agregados, vamos descobrir algumas dicas para criar conteúdos memoráveis:

  • Tenha um tom de voz próprio, mas tenha em mente a linha editorial do blog onde o seu conteúdo será hospedado;
  • Valorize o tema do artigo, pois ele é o primeiro fator considerado pelo leitor para abrir — ou não — aquela postagem. Para tanto, volte a levar em conta o perfil do público desse blog;
  • Avalie também o formato das postagens, pois ele deve estar relacionado à maneira com a qual o blog já interage com o seu público;
  • Equilibre bem a autopropaganda e o uso de links próprios com um conteúdo relevante e bem escrito.

É possível complementar o guest post com outras estratégias de marketing digital. E, para ficar por dentro de todas elas, continue acompanhando o nosso blog para saber em primeira mão, mais dicas e novidades para tornar a sua empresa em uma autoridade digital em seu segmento!