5 dicas para iniciar sua estratégia de Link Building

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A ideia revolucionária de SEO (Search Engine Optimization) ficou no passado. Para o presente e o futuro imediato, nova ações devem ser complementadas para garantir os resultados esperados. Como é o caso do Link Building, cujas técnicas têm reforçado o valor do SEO.

E, para que você compreenda o que é esse tipo de trabalho e como ele pode contribuir com o desenvolvimento de sua marca, preparamos este post. Ao longo dos próximos tópicos, vamos explicar o conceito de Link Building e ainda apontar 5 dicas para iniciar sua estratégia. Confira!

O que é Link Building?

Uma mistura de planejamento estratégico com técnicas de SEO, o Link Building é fundamental no ranqueamento de páginas. Já foi, inclusive, o principal aspecto considerado pelos mecanismos de busca. Atualmente, eles são analisados como os votos que mensuram a popularidade de um site.

Ou seja: trata-se do uso inteligente de links para destacar e reforçar a sua autoridade no setor de atuação de sua empresa. Digamos, por exemplo, que um texto feito pela sua equipe seja postado em um site que é notoriamente reconhecido como referência. Assim, quem ler aquele conteúdo pode dar ainda mais credibilidade ao que está sendo dito no artigo.

Acontece que isso pode ser feito de diversas maneiras. E, abaixo, vamos explicar quais são as principais maneiras de empreender uma estratégia de Link Building.

1. Guest Posting

O exemplo citado anteriormente esclarece bem uma das ações mais populares de Link Building: o guest post. Por meio dele, você — ou uma empresa ou profissional convidados — posta um conteúdo no site deles ou vice-versa.

O elemento estratégico, nessa equação, reside em encontrar sites de qualidade que possam perceber também vantagem nessa parceria. Por isso, pouco adianta enviar milhares de e-mails: a pesquisa de parceiros em potencial rende resultados ainda melhores.

Vale, portanto, fazer uso daquelas diretrizes básicas do marketing digital produza um conteúdo impactante, que tenha relevância para a sua audiência — e o site onde o artigo será hospedado — e que seja único.

2. Co-Marketing

Co-Marketing tem ganhado bastante espaço, em estratégias de Link Building. Primeiro, pela sua eficácia, mas também pelo relacionamento que você pode construir e consolidar com outras empresas.

Bom exemplo disso são os materiais ricos em conteúdo, e produzidos e divulgados em parceria. São o caso de webinars ou e-books. No entanto, vale o reforço de que tais ações estratégicas devem ser planejadas. Para tanto, pesquise detalhadamente as melhores empresas para associar a sua marca. O retorno é grande, mas deve ser bem pensado.

3. Infográficos

Infográficos ajudam a diversificar a estratégia e, ainda, a oferecer um reforço às suas ações de Link Building. Isso porque é possível adicionar código “embed” e enviá-lo aos seus assinantes. Sendo relevante, o seu conteúdo será disseminado, aumentando o alcance de sua marca.

4. Mídias sociais

Embora digam que social media não interfere de modo algum nas buscas orgânicas, isso está longe de ser verdade. Links do Twitter, por exemplo, contam como qualquer outro.

Indiretamente, as mídias sociais são fundamentais para as ações de Link Building. Basta imaginar que é por meio dela que os seus seguidores engajam com um conteúdo, compartilham e ajudam a gerar mais autoridade aos seus links.

Com uma estratégia devidamente tracejada, você consegue obter um ROI ainda maior por conta dessa diversificação e complementação de ações.

5. A produção de um conteúdo de qualidade

Por fim, é inegável que a produção consistente e relevante de conteúdo seja um dos principais ativos do Link Building. Afinal de contas, é por meio desse tipo de ação que você atrai interessados, constrói relacionamentos e conquistar muitos backlinks. E de maneira natural.

Assim, todo esforço aplicado em marketing digital — dos blog posts às landing pages e e-mail marketing, entre outras — se converte em uma promoção mais efetiva de sua marca. E que, com o tempo, consiste em um Link Building naturalmente bem ranqueado pelos mecanismos de busca.

Por isso, é tão importante estar ciente da versatilidade e, principalmente, eficácia do Link Building. Alinhá-lo às “dores” e objetivos de sua audiência é um passo determinante para que as suas ações se transformem, gradativa e consistentemente, em resultados mais promissores.

E, por falar na audiência do seu negócio, que tal aprofundar seus conhecimentos no assunto? Para isso, leia também nosso artigo sobre quem é a sua persona e a importância dela para o seu negócio!