6 dicas de como ganhar seguidores no Instagram

Como ganhar seguidores no Instagram

Uma das redes sociais de mais engajamento na internet, o Instagram conta com mais de 800 milhões de usuários ativos ao redor do mundo. Não à toa, é uma das principais ferramentas as serem consideradas para atrair o público e se relacionar com ele, mas seu uso estratégico demanda planejamento. Por isso, neste post vamos apresentar 6 dicas de como ganhar seguidores no Instagram.

Você vai reparar que são dicas simples e facilmente aplicáveis no dia a dia. Com isso, sua marca vai ser impulsionada rapidamente com mais popularidade na rede social. Continue a leitura e aprenda conosco como ganhar seguidores no Instagram!

1 – Crie um perfil profissional no Instagram

Premissa básica para quem deseja saber como ganhar seguidores no Instagram: se você usa um perfil pessoal para divulgar o seu negócio, você começou errado. É importante ter um perfil comercial, que funcione exclusivamente em benefício da sua empresa. Para isso, basta acessar as configurações da rede social e clicar em “alternar para perfil comercial”.

Lembre-se de completar todas as informações solicitadas, como telefone, endereço de e-mail, endereço e a biografia de sua empresa. Para ganhar seguidores no Instagram é necessário transformar a sua página em um verdadeiro meio de comunicação com a sua persona.

Além disso, procure integrar o Instagram às outras redes sociais. Com isso, os seus fãs do Facebook, por exemplo, vão ficar a par da existência de um perfil comercial de sua empresa no Instagram, estendendo a relação para a outra rede social também.

2 – Pense em relevância e consistência

Da mesma maneira que você estabelece um calendário editorial para a produção de conteúdo em outras mídias, a consistência deve fazer parte de sua rotina no Instagram. Para isso, faça alguns testes, analise a concorrência e faça pesquisas para descobrir qual é a frequência ideal de postagens para fazer no Instagram.

Além disso, tenha em mente que a relevância é um dos grandes trunfos do marketing digital. Ou seja: conte histórias que impactem a sua audiência, agreguem valor a elas e estimule-as a engajarem cada vez mais com o conteúdo criado.

3 – Procure por hashtags relevantes

As hashtags são algumas das principais estratégias para descobrir como ganhar seguidores no Instagram. Afinal de contas, elas integram conteúdos e usuários que não estão diretamente ligados na mesma página. Ao identificar quais hashtags o seu público-alvo mais interage, você pode usá-las para ampliar o alcance de cada postagem.

A relevância delas vai indicar, consequentemente, o quanto a sua audiência se interessa pelas suas postagens. Quanto mais eles gostarem, mais seguidores vão surgir no seu Instagram.

Dica: comece também a promover uma hashtag própria para a sua empresa. À medida que suas mídias sociais adquirirem mais popularidade, as hashtags vão ajudar a expandir o alcance de sua marca digitalmente. É uma maneira excelente de engajar os seguidores e construir presença digital.

4 – Interaja bastante com os seus seguidores

Uma boa gestão de mídias sociais consiste em fazer uso de todos os recursos proporcionados por essas ferramentas. E é inegável o impacto que as redes sociais trouxeram à relação entre as marcas e os seus consumidores e clientes em potencial.

Agora, as pessoas interagem rapidamente com as empresas, esclarecem dúvidas e conhecem mais a respeito delas. Por isso, cabe à sua equipe prontificar-se em atender às solicitações de maneira ágil, simpática e solucionadora. E não apenas isso: participe das discussões formadas.

Dessa maneira, as pessoas passam a humanizar a sua marca, encontrando em seu perfil uma figura atenciosa, simpática e que entende a demanda gerada pelo seu público.

5 – Conte histórias na legenda das postagens

Embora seja exclusivamente visual, o Instagram também possibilita a criação de um storytelling impactante. A ideia é unir o texto e as imagens para que eles se complementem e componham uma narrativa eficiente.

Para tanto, uma dica: crie um tom de voz e personalidade para a sua marca. Com isso, as abordagens textuais e visuais serão progressivamente reconhecidas pela sua audiência.

6 – Faça uso do Instagram Stories

Ótima alternativa para quem vinha quebrando a cabeça, pensando em como ganhar seguidores no Instagram: o Stories da rede social, lançado em 2016, é um sucesso de adesão entre os usuários e pode ser usado para divulgar novidades, materiais, eventos e até mesmo os bastidores de sua empresa em vídeos com até 10 segundos de duração.

Esse recurso ajuda a fisgar o interesse do público e a nutri-lo, posteriormente, com conteúdos que complementem as postagens no Stories e, assim, fazendo com que as pessoas passem mais tempo navegando em suas redes sociais.

E então, o que achou de nossas dicas sobre como ganhar seguidores no Instagram? Para complementar os conhecimentos, que tal também dar uma olhada em como usar o Google Meu Negócio e explorar com ainda mais eficácia a sua marca na internet?