A transformação digital nas empresas

Transformação Digital nas Empresas

Você já deve ter ouvido falar em transformação digital para situar o momento em que vivemos. Acontece que, explicado dessa maneira, o conceito se torna genérico e dificilmente os benefícios dessa impactante mudança são percebidos pelos empreendedores. E é para contornar as interpretações duvidosas que elaboramos este post. Ao longo dos próximos tópicos vamos explicar o que é transformação digital nas empresas, o seu impacto e também como implementá-la na sua empresa. Acompanhe!

O que é transformação digital?

É indiscutível que a internet é a grande responsável pelo surgimento da transformação digital na sociedade. Mas, ao contrário do que muitos possam pensar, esse conceito não se pauta exclusivamente na transição dos processos analógicos para os recursos on-line.

Agora, implementar a transformação digital nas empresas consiste em uma profunda mudança na maneira de se relacionar — interna e externamente — com o mercado. Está no controle do volume de informações gerado e no seu uso estratégico, na agilidade em processar dados e em uma adequação à maneira com a qual a sociedade tem interagido com tecnologias.

Por exemplo: as ações de marketing digital são pautadas pelo novo comportamento do consumidor. Hoje, as empresas conseguem identificar com mais precisão quem é o seu público-alvo (a persona do seu negócio) e visam soluções que atendam às novas necessidades, carências e objetivos que os seus consumidores e clientes em potencial enfrentam.

Como essas transformações foram desenvolvidas?

A transformação digital nas empresas passou — e ainda passa — pelos seguintes processos:

  • Digitização: a migração dos processos analógicos para o virtual;
  • Digitalização: o uso de conceitos profundamente dependentes das novas tecnologias, como o Big Data, a Internet das Coisas, a automação de marketing e as criptomoedas, entre outras.

E ambas impactaram diretamente na construção estrutural da transformação digital nas empresas. A começar pela própria cultura delas, agora estimulada pelo dinamismo das tecnologias e o contínuo alinhamento nas novas soluções geradas por elas.

A gestão corporativa e o modelo de negócios também foram atingidos por essa enorme transformação. As equipes são mais integradas, bem como os processos, e tudo está conectado. Isso implica uma reformulação completa dos processos produtivos.

Como desenvolver a transformação digital nas empresas?

Parta do princípio que a transformação digital nas empresas deve ser trabalhada em diversas frentes, como:

Relação com o cliente

Na Era Digital, o cliente (e os prospectos) se relacionam mais com as marcas que eles consomem, sendo necessário um esforço incessante de soluções digitais para alinhar-se à demanda e ao comportamento deles.

Para isso são usados softwares diversos para garantir um relacionamento mais qualitativo, como os softwares de CRM, o marketing de conteúdo e até mesmo os chats on-line e chatbots para melhorar a experiência de compra.

Volume de dados

Pare, por um instante, para absorver isso: em um segundo o Google processa 2,3 milhões de buscas no mundo inteiro. Em 2012, 144,8 bilhões de e-mails eram enviados em um só dia ao redor do globo. Com isso, dá para ter uma ideia da imensa quantidade de dados que é gerada.

Só que, no contexto da transformação digital nas empresas, cada uma dessas informações pode significar algo para o desenvolvimento de sua marca. Pois são elas que ajudam a mapear o comportamento do seu consumidor, que ajudam a criar um storytelling de impacto para a sua audiência e a definir as melhores soluções para ela.

Com isso, sua empresa pode gerar vantagem competitiva, inovar no mercado e aprender a criar cada vez mais valor agregado para o seu público.

Como implementá-la em sua empresa?

Saindo da teoria diretamente para a prática, você pode implementar a transformação digital nas empresas tendo em mente algumas ações, como:

  • Mude o pensamento: reúna-se com a sua equipe, entenda como a tecnologia tem se relacionado com a sua rotina e crie um plano de ação em curto, médio e longo prazo para que, aos poucos, a sua empresa passe pelas mudanças necessárias para se tornar mais integrada, próxima do seu público e dinâmica, com soluções ágeis e mais produtivas;
  • Invista em iniciativas digitais: aqui, você investe tanto em soluções digitais quanto na contratação e no treinamento de colaboradores para que eles empreendam as novas tarefas com primor;
  • Lidere a jornada: a transformação só ocorre, efetivamente, se toda a equipe está alinhada. Só que as mudanças devem ser lideradas, e você à frente dessa transição ajuda a reimaginar o seu negócio com mais segurança e a confiança dos seus colaboradores.

Tenha em mente que a transformação digital nas empresas não é só um reposicionamento de marca e a aquisição de tecnologias. Trata-se de uma estratégia planejada para colocar o seu negócio em paralelo com as transformações sociais. E, para que você tenha uma perspectiva mais ampla a respeito do impacto dessas mudanças, convidamos você a saber mais a respeito da gestão de monitoramento e do conceito de SAC 2.0!