A análise e otimização dos canais de marketing digital

analise e otimizacao

Os processos de análise e otimização são constantes em toda ação estratégica empresarial. Em marketing digital, tornam-se processos essenciais para que a avaliação de seus investimentos seja mais bem embasada e possa sempre melhorar e trazer mais resultados.

Conheça mais, a seguir, sobre como a análise e otimização são úteis para que você possa identificar e replicar o melhor de seu marketing.

A análise e otimização de cada nível de sua comunicação

O processo de análise consiste em, basicamente, dissecar cada etapa de seu processo e questionar. Mas não se trata de uma análise sem objetivo: ela envolve fatores como desempenho e métricas. Saber como fazer uma análise com frequência e qualidade pode ser um grande diferencial em seu trabalho.

Assim como você deve, por exemplo, analisar fatores como preço e qualidade dos produtos que comercializa, aqui também ocorre o mesmo. A análise de seus resultados permite que você tenha oportunidades de otimização mais visíveis em seu processo – dessa forma, tanto as questões mais gerais quanto cada detalhe podem estar contribuindo para todo o quadro.

Veja, a seguir, algumas métricas e elementos de marketing digital que podem fazer parte de sua análise e otimização.

Funil de vendas

Chamamos de funil de vendas todo o tráfego que ações de marketing digital geram. A figura do funil é utilizada, pois é possível dividir esses resultados de forma qualitativa durante o processo. Inicialmente, temos os visitantes de seu conteúdo, que serão convertidos para leads e, se tudo estiver bem alinhado, em clientes.

Durante uma ação de marketing digital, geralmente, os valores absolutos do funil de vendas são impactados. Em uma primeira análise, é importante que esses números sejam maiores a cada mês.

Após a primeira etapa, há a análise da chamada taxa de conversão, ou seja, a porcentagem de pessoas que passaram para cada fase do funil de vendas. Os resultados dizem muito sobre seu negócio: um valor baixo no aumento de clientes pode indicar, por exemplo, que sua equipe de vendas não consegue absorver o tráfego de leads gerados.

É importante acompanhar períodos de tempo para que sua análise do funil de vendas leve a decisões mais assertivas.

Fonte de tráfego

Todo visitante de seu site ou blog tem uma origem que pode ser traçada. A análise dessa fonte de tráfego é útil para que você tenha uma resposta melhor sobre quais canais representam um bom investimento em sua estratégia.

A partir da análise da fonte de tráfego, você poderá ter respostas valiosas para seu negócio: quais fontes trazem as maiores taxas de conversão? Qual o investimento que pode ser feito?

De acordo com as respostas, a otimização de sua estratégia pode ser realizada visando investir ou não em determinado canal de comunicação.

Análise de seus canais de marketing digital

As formas de se realizar uma análise e otimização, nesse ponto, são muitas. Fatores como palavras-chave de busca, ou páginas mais acessadas no período são algumas das possibilidades, e os dados podem demonstrar qual é o desempenho de seu espaço na internet e o que fazer para melhorá-lo.

A análise e a otimização são processos naturais, e é importante que um gere a necessidade do outro. Afinal, de nada adianta manter um blog ou ter um perfil no Instagram se os dados não lhe oferecerem segurança para gerar ações que tragam retorno, não é mesmo?

A otimização de sua estratégia de comunicação, é importante lembrar, nunca é definitiva. Análises de dados estáticos darão espaço a dados e métricas defasadas, assim, a otimização de seu marketing deve se adaptar à realidade do seu mercado e superar expectativas cada vez mais elevadas.

E então, pronto para começar a fazer análise e otimização de seus canais de marketing digital? Deixe sua mensagem nos comentários e continue acompanhando nosso blog para conhecer outros recursos importantes que poderão gerar grandes resultados para a sua empresa!

Deixe uma resposta