Aprenda como usar o Google Analytics em 4 passos

como usar o google analytics

Quem lida com marketing digital, ou está planejando sua estratégia inaugural, deve estar ciente das vantagens de aprender como usar o Google Analytics. Afinal de contas, a versão virtual dessa secular técnica se diferencia pelo alto poder de precisão e de mensuração de resultados: qualidades fundamentais e que podem ser melhor aproveitadas com o uso do Google Analytics.

Ele, e outras ferramentas do Google, como o AdWords, são importantes na construção de suas ações digitais. Isso porque quanto mais informações relevantes você tiver de como usar o Google Analytics, mais estruturada será a sua campanha. E, para os marinheiros de primeira viagem ou mesmo os mais experimentados, nós idealizamos este post.

Continue com esta leitura, e descubra tudo o que você precisa saber de como usar o Google Analytics em 4 passos!

1. Crie uma conta gratuitamente e configure-a

O primeiro passo é fazer o seu login, caso já tenha uma conta cadastrada, ou criá-lo. Em ambos os casos, é necessário acessar a página inicial do Google Analytics e escolher a opção necessária, entre:

  • Fazer login;
  • Criar uma conta.

A etapa seguinte desse processo consiste em configurar uma propriedade em sua conta — neste caso, o site de sua empresa e outras páginas que você deseje monitorar. Serão essas propriedades que o Google Analytics vai coletar e compilar os dados para a sua análise.

como usar o google analytics login

2. Anexe o código de acompanhamento em suas páginas

Em seguida, o Google Analytics fornece um código de acompanhamento (Administração > . Com ele em mãos, você deve integrá-lo no HTML de todas as páginas do seu site ou blog que você deseja monitorar. Basta colar o código logo antes da tag </body>.

Uma dica: caso você tenha um blog WordPress para trabalhar estrategicamente a produção de conteúdo, você pode instalar o plugin gratuito Google Analytics Dashboard para WP. Assim, o sistema já realiza essa etapa automaticamente para você, abrindo também uma área de rápida visualização de métricas básicas.

como usar o google analytics codigo de acompanhamento

3. Veja se o Google Analytics está funcionando

Para isso, é importante acessar e manter aberta alguma página que você deseja monitorar, e acessar a aba de Relatórios do Google Analytics. Em seguida, acesse Tempo Real e Visão Geral. Verifique se tem pelo menos um usuário ativo naquele momento — que será você.

como usar o google analytics tempo real

4. Acompanhe o comportamento do seu público

Comportamento > Visão Geral: essa aba você consegue avaliar o comportamento da sua persona e ter uma série de dados compilados para avaliar, como:

  • Tempo médio na página: área destinada em apontar por quanto tempo um usuário permaneceu ativo em seu site;
  • Usuários: o número de visitas e as páginas navegadas pelos usuários;
  • Visualizações de página: contabiliza os acessos em cada página;
  • Taxa de rejeição: é o número de visitas que não passaram da página inicial, embora o dado deva ser avaliado com cuidado, já que o usuário pode ter chegado a determinada página via pesquisa do Google, por exemplo, e saído assim que confirmado o que queria saber.

como usar o google analytics relatorio

Ou seja: são métricas importantes para avaliar a receptividade do público com as suas páginas, seja em seu site, blog corporativo ou mesmo em uma landing page. Além disso, é importante certificar-se de que você sabe a origem desses dados acima citados.

Para isso, você deve visitar a aba Aquisição, que aponta as origens dos tráfegos gerados. Isso significa que os usuários podem chegar por uma busca orgânica, digitando o endereço de suas páginas, via redes sociais, e-mail ou por meio de links de suas páginas em outros sites.

como usar o google analytics aba aquisição

Todas essas informações são dados fundamentais porque permitem a análise estratégica para focar e direcionar melhor os seus esforços em marketing digital. Além de permitir a observação de ações que deve ser replanejadas para render mais tráfego.

Vale lembrar, ainda, que o Google Analytics não deve ser usado de maneira isolada. O próprio Google concentra outras ferramentas — como a já citada Google AdWords — que podem potencializar os resultados positivos de suas campanhas. Não à toa, você ainda pode acumular diversas vantagens em anunciar no Google.

Com isso, você diversifica e aumenta o alcance de suas ações, promovendo um planejamento completo e eficiente. Por isso, caso você queira saber como ampliar o leque de alternativas para atrair e impactar o seu público-alvo, continue de olho em nosso blog para mais novidades e dicas como essa de como usar o Google Analytics!