Chat bots: sua empresa ainda vai precisar deles

Chat Bots

Novos conceitos tecnológicos pipocam diariamente em nosso vocabulário. E a bola da vez para agregar produtividade com agilidade e economia na rotina comercial são os chat bots.

O nome é autoexplicativo: podemos dizer que são robôs responsáveis por conversarem com as pessoas via chat. Ainda que isso não pareça tão novidade assim, é de impressionar os avanços dos chat bots e como eles se relacionam com o público das empresas.

Quer entender como essa evolução deve respingar no DNA de sua empresa em curto ou médio prazo? Basta seguir com a leitura deste post!

Chat bots são muito mais do que robôs bons de papo

Enquanto a transformação digital segue como uma constante nas conversas entre empreendedores, os chat bots apontam o rumo que esses diálogos estão tomando. Afinal de contas, eles são soluções digitais com elevado grau de inteligência artificial para se relacionar com o público-alvo de cada empresa.

Ou seja: eles aprendem cada vez mais a interagir de maneira qualitativa com o seu consumidor. Diferentemente dos modelos arcaicos que apenas respondem a comandos pré-programados. Algo no estilo: “para ouvir essa mensagem novamente, tecle 1; para apagá-la…”

Atualmente, o espectro de interação dos chat bots é muito mais amplo. Os comandos são apresentados em um conjunto de fluxogramas que guia o software para determinados caminhos com base na interação do usuário.

E, como já dito, eles aprendem com essas interações. Digamos, por exemplo, que um cliente em potencial de um e-commerce deseja saber mais a respeito de um produto que tenha gostado. Em seguida, ele procura saber a respeito da possibilidade de ter o seu produto entregue em determinado horário.

Nesses casos, o chat bot já tem uma série de respostas pré-definidas. Mas tudo aquilo que o guia para um rumo até então desconhecido é armazenado para ser solucionado posteriormente. Assim, quando outro usuário fizer a mesma pergunta, o sistema já terá a resposta adequada para aquela questão.

O que os chat bots podem fazer pelo seu negócio

Somos testemunhas de um momento em que a automação de marketing tem conquistado espaço na realização de tarefas mecânicas e repetitivas. Mas essa solução também tem se transformado em um elemento estratégico, permitindo o aperfeiçoamento da experiência de compra.

Isso porque esse mecanismo movido por inteligência artificial pode ser usado em qualquer etapa da jornada do consumidor como:

Com isso, você pode usá-los para tornar o atendimento ao cliente muito mais otimizado, já que eles não vão precisar esperar pela sua vez de serem atendidos. Isso torna a comunicação mais ágil e eficaz. Especialmente, para as dúvidas mais comuns do seu público.

Além disso, os chat bots podem ser considerados como ferramentas de relacionamento e aperfeiçoamento de sua estratégia de Inbound Marketing. Que tal pensar, por exemplo, em uma interação que essa tecnologia encaminha ao perfil de clientes notícias personalizadas que tenham tudo a ver com a rotina deles?

As possibilidades têm aumentado consideravelmente à medida que a tecnologia de machine learning tem se desenvolvido. A melhor parte disso tudo é: quanto mais você conhece a sua persona, mais personalizada é a programação dos chat bots, criando uma solução incrível.

O que considerar para criar chat bots de sucesso

Interessou-se pelos chat bots e deseja saber como iniciar essa transição? A seguir, apontamos algumas etapas a serem consideradas para a sua implementação:

  • Identifique um processo que você deseja trabalhar com os chat bots, como o atendimento, o marketing ou mesmo o setor de vendas;
  • Desenhe o fluxo de mensagens e imagine como será essa interação com o consumidor, promovendo soluções para as questões inicialmente pensadas pela sua equipe;
  • Crie um tom de voz para que os chat bots tenham tudo a ver com o perfil de sua marca;
  • Divulgue a novidade em seus canais de comunicação.

Com isso, você tem um rápido, mas completo guia para iniciar um processo de migração entre o atendimento convencional e um dos principais caminhos para onde a automação no atendimento está migrando. E lembre-se: caso você esteja considerando o uso de chat bots e outras soluções digitais para impactar com mais qualidade o seu público-alvo, entre em contato conosco e vamos desenhar, juntos, a melhor estratégia para a sua empresa!