Criando uma estratégia de SEO para marketing digital

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Pense na seguinte questão: com qual frequência você compra ou utiliza serviços após ver um comercial na TV? Agora, avalie: e com base em resultados de buscas na Internet, a frequência é maior? Como você deve ter percebido, o perfil do consumidor mudou. Atualmente, 90% dos processos de compra iniciam no ambiente digital. Por esse motivo, estar na Internet e apostar em SEO não é apenas recomendável, mas fundamental para qualquer empresa ser competitiva e conquistar novos clientes.

No entanto, não basta somente criar um site e achar que ele, automaticamente, trará resultados. Seu concorrente pode fazer isso, mas você, que se preocupa com o sucesso de seu negócio, não!

Você sabia que, apenas nos últimos anos, o volume de dados criado pela humanidade já foi maior do que a quantidade produzida em toda a história?

Por isso, aumentar o nível de encontrabilidade de sua empresa em meio a um número tão grande de concorrentes e estar entre os primeiros resultados de buscadores, como o Google é essencial para que a estratégia de marketing digital funcione. Parece uma missão impossível? Não se você tiver uma boa gestão e estratégia de SEO!

Veja, a seguir, o que é uma estratégia de SEO e a importância dele para o sucesso de das suas ações de marketing. Confira!

Estratégia de SEO: a palavra-chave para as palavras-chaves!

SEO é a sigla de Search Engine Optimization. Traduzindo, seria algo como Otimização dos Motores de Busca. Mas o que é um motor de busca? Bom, é possível que você ainda não tenha conferido o “motor”, mas, com certeza, conhece os “carros”, como as buscas do Google, Facebook e Bing, por exemplo.

Os chamados “Motores de Busca” nada mais são do que os algoritmos (conjunto de sistemas e regras) que definem o que é considerado um conteúdo relevante e de qualidade.

Quando um usuário faz uma busca, o que, exatamente, define a ordem das páginas que surgem em um resultado? É possível ganhar um destaque maior para o público adequado? Quais são os termos que as pessoas mais utilizam ao chegar a sua página? Respondendo essas perguntas, você compreenderá mais claramente a importância do SEO. Veja em que lugares ele faz a diferença:

Estrutura do site

Talvez você não saiba, mas o projeto de seu site, planejado de forma correta, utiliza práticas conforme uma estratégia de SEO.

O código e as palavras-chave corretas no nome de uma página ou até mesmo em seu endereço devem ser otimizadas para que o público encontre sua página com facilidade. Você já deve ter visto, por exemplo, endereços de sites de notícia com manchetes, certo? Isso é feito para que pessoas, ao procurar termos relevantes, possam encontrar a notícia mais facilmente.

Ações de propaganda e mídia paga digital

É possível investir em destaque no universo digital. Ações como propagandas de produtos, promoções e, até mesmo, convites para acessar um conteúdo de sua empresa utilizam estratégia de SEO.

Você já viu alguns banners em destaque no lado direito da página do Google, por exemplo, não é mesmo? Esse é um caso de destaque fornecido por meio de compra da palavra-chave digitada pelo usuário.

Estratégias de conteúdo

Você já avisou seus clientes na Internet sobre algum produto que chegou a sua loja? Utilizou alguma rede social para anunciar uma promoção?

Saiba que o trabalho para aumentar sua relevância em buscas também se encontra nesses conteúdos. O SEO torna seu conteúdo uma estratégia para alavancar suas vendas.

Mas por que é tão importante investir em estratégia de SEO?

Seja sincero: quantas vezes você passou da primeira página de busca quando foi procurar algo no Google? Ou quantos vídeos já teve que ignorar até achar ao que você queria no YouTube?

Sua resposta explica o porquê a estratégia de SEO é importante para qualquer empresa que deseja estar na Internet: 75% das pessoas não passam da primeira página dos resultados no Google. Por isso, é tão importante aplicar técnicas que favoreçam um melhor ranqueamento de seu conteúdo!

Um dos objetivos da estratégia de SEO é ampliar a chamada “busca orgânica”, que são os resultados que surgem quando o usuário digita uma palavra. Explorar o poder dessa busca é essencial, afinal, 32,2% do acesso a sites no Brasil têm essa origem.

Mesmo se você preferir ignorar a força da busca orgânica, há, ainda, a estratégia de SEO em mídia paga. Links patrocinados, ou seja, propagandas que surgem em buscas no Google, geram 24,1% dos acessos.

Por fim, é importante investir em estratégia de SEO simplesmente por ser uma parte essencial em todas as etapas de sua presença na Internet. Não importa se você tem a maior loja virtual em seu segmento ou somente um perfil no Facebook e alguns contatos no WhatsApp. Apostar em SEO é investir para destacar seu negócio quando seu público buscar por um serviço ou produto que você oferece.

E então, sua empresa tem o que é necessário para ser considerada a melhor opção pelas ferramentas de busca? Tiramos sua dúvida sobre a importância da estratégia de SEO para o sucesso das ações de marketing digital? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima.

 

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