Google Meu Negócio: guia passo a passo

0Presença digital é um termo que muitos empreendedores — independentemente do porte ou segmento dos seus negócios — ouvem falar. Não por menos: 74% dos usuários de smartphones pesquisam na internet antes de sair às compras. Ser um dos resultados dessa busca é fundamental para desenvolver sua marca. E é aí que entra o Google Meu Negócio.

A solução é um reforço às outras ações digitais para estar ao alcance e atrair uma audiência qualificada. É quase como a grande vitrine onde a maioria das empresas deseja ter o seu logo exposto em destaque. A questão é: como fazer isso?

Neste post, vamos entender o que é o Google Meu Negócio e apresentar um passo a passo detalhado para você explorar esse terreno frutífero para o crescimento de sua empresa. Confira!

O que é o Google Meu Negócio?

Uma plataforma do Google, e que tem como principal objetivo ajudar na divulgação de empresas. O melhor: gratuitamente. Assim, o investimento é baixíssimo e, os resultados, promissores.

Isso porque essa plataforma — lançada em 2014 — traz versatilidade na composição de estratégias para encantar a sua persona, como:

  • Destaca a localização geográfica de sua empresa no Google Maps, possibilitando traçar rotas até o seu negócio;
  • Permite a inserção de dados de contato, facilitando os meios para alcançar o seu atendimento;
  • Exibe os horários de funcionamento de sua loja física;
  • Conta com espaço para depoimentos e avaliações dos clientes;
  • Você criar posts da mesma forma que é feito em suas mídias sociais.

Tudo isso, como podemos perceber, são dados de alta relevância para o seu consumidor e clientes em potencial. Aqui está um exemplo de como apareceria o resultado a partir de uma simples pesquisa:

Google Meu Negócio Exemplo 1

Isso pode acontecer tanto ao buscarem por um tipo de serviço que a empresa ofereça quanto pela pesquisa direta — como digitar “Estúdio Desigual” no campo de busca. E, antes de entender como fazê-lo, vamos avaliar os benefícios dessa prática?

Quais são os benefícios em usar o Google Meu Negócio?

Além da possibilidade em divulgar o seu negócio com ações que vão além da produção de conteúdo relevante, o Google Meu Negócio oferece outros benefícios aos seus usuários. Entre eles, destacamos os seguintes:

  • Destaca o seu empreendimento;
  • Potencializa o alcance — físico e virtual — da sua empresa;
  • Apresenta-se como um novo e diferenciado meio de interação com o seu público-alvo;
  • Serve como uma vitrine atraente do seu negócio;
  • É facilmente editável, com informações atualizadas em tempo real.

Existem múltiplas possibilidades que se acumulam no horizonte, com o uso do Google Meu Negócios. Agora, para que você também entre nessa ação estratégica, confira o nosso guia com um passo a passo para você utilizá-lo em sua empresa.

Como se cadastrar no Google Meu Negócio?

Vamos começar? Para se cadastrar no Google Meu Negócio você deve, em primeiro lugar, acessar o site da plataforma. Na parte superior direita da tela você pode fazer login ou cadastrar-se ao sistema, como mostra a figura abaixo. Clique em “comece agora”.

Google Meu Negocio Login

Agora, é hora de preencher as informações relativas à sua empresa, na aba “Adicionar seu negócio”:

Google Meu Negocio Formulário

Essas informações vão ajudar a colocar o seu negócio “no mapa” do Google, além de categorizar a sua empresa e dispor outras informações relevantes, como os meios de contato. Para dar sequência ao cadastro, preencha os dados e clique em “Continuar”.

Em seguida, você deve confirmar as informações e assinalar a autorização para o gerenciamento virtual de sua empresa no Google Meu Negócio. Um código será enviado pelo sistema para o endereço cadastrado, de maneira que você possa verificar se está de acordo.

Isso demora, em média, até 15 dias úteis. Ao confirmar o código enviado pelo Google, você já pode editar as informações no painel de controle e colocar a sua empresa no mapa virtual de pesquisas do seu público-alvo. E é também o momento de adicionar informações complementares, como indica a imagem a seguir:

Google Meu Negócio Informações

Lembre-se: quanto mais completos, os dados, mais fácil será essa interação com o seu consumidor. Da mesma maneira que será muito mais prático encontrar você e as suas soluções nas pesquisas on-line realizadas.

Como aproveitar o potencial do Google Meu Negócio?

Para finalizar, existem algumas técnicas que devem ser aplicadas para tornar ainda mais vantajosa esta forma de anunciar no Google. Você pode tirar muitas fotos, por exemplo, e já dar um gostinho para os usuários a respeito dos produtos ou serviços comercializados.

Além disso, você também pode fazer uso do campo de avaliações e comentários para interagir com a sua audiência. Trata-se de uma alternativa ímpar para engajar com o seu público-alvo e esclarecer eventuais dúvidas, receber recomendações e conhecer melhor os objetivos e necessidades do seu consumidor.

Vale a pena utilizar o Google Meu Negócio?

Sem dúvidas! Em um cenário amplo de possibilidades digitais, o Google Meu Negócio é uma plataforma multimídia e que ajuda a aproximar ainda mais as suas soluções da demanda do seu consumidor e clientes em potencial.

Essa relação, quando bem construída, só tende a valorizar ainda mais a sua empresa. Vale ter em mente, entretanto, que esse esforço é tão contínuo quanto suas outras ações planejadas de marketing digital. Pense na jornada do consumidor e na experiência dos usuários em todos os pontos de contato, mostrar que você trabalha permanentemente em impactos novos para o seu público é um diferencial e tanto.

E, agora que você já sabe o que é o Google Meu Negócio, os seus benefícios e as principais aplicações que podem ser realizadas após se cadastrar na plataforma, convidamos você a conhecer mais soluções para o seu negócio. Para isso, navegue em outros artigos de nosso blog e conheça mais dicas para aumentar sua presença digital.