O papel do blog corporativo na estratégia de marketing

blog corporativo

Você já ouviu falar de blogs, certo? No entanto, se você acha que eles são utilizados somente para pessoas físicas compartilharem dicas e experiências pessoais, saiba que sua organização pode estar perdendo muitas oportunidades de negócio ao não investir em um blog corporativo.

Ao negligenciar a criação de conteúdo em sua estratégia de marketing digital, você pode estar perdendo uma grande parcela de seu público de interesse. De acordo com levantamento da consultoria TNS Research, 76% dos entrevistados procuram informações sobre produtos ou serviços em blog corporativo e fóruns.

Independentemente do porte ou segmento das empresas, o blog corporativo tornou-se um grande aliado para atrair e fidelizar clientes. Ele também ajuda a trazer resultados incríveis para as organizações que investem nessa ferramenta em suas estratégias de inbound marketing.

Você quer esses resultados para a sua empresa? Se ainda está em dúvida, confira, a seguir, porque o seu negócio precisa de um blog corporativo para atingir seus objetivos!

Integrando o blog corporativo com a sua estratégia de marketing

Os blogs (junção dos termos web + logs, diários da rede virtual) sempre estiveram na Internet, e seu nascimento e crescimento foram pautados pela necessidade das pessoas de se expressarem nessa comunidade virtual ainda em ascensão.

O que fez com que eles passassem a ser utilizados por empresas foi a evolução do marketing digital: criadores de conteúdo viram a oportunidade de dividir experiências com marcas e aproximá-las de seu público. Ao mesmo tempo, empresas enxergaram na ferramenta uma forma de transmitir conteúdo e ampliar sua base de clientes interessados.

Uma estratégia de comunicação que implementa um blog corporativo como parte de suas ações ajuda a dar voz para seu negócio. Comunicar opiniões e conteúdo sobre arquitetura e decoração, por exemplo, faz com que sua marca seja conhecida de determinada forma por um público. Saber explorar isso de maneira estratégica, mesmo com um baixo investimento, faz com que você possa ter um blog corporativo que, com o tempo e planejamento corretos, se transformará em uma máquina de gerar resultados!

A importância da criação de um blog corporativo para sua estratégia de presença digital

Blogs têm a importância de qualificar seus futuros clientes. O comportamento do cliente moderno, ao procurar informações sobre determinado produto ou serviço, é recorrer à Internet. Por isso, ao produzir um conteúdo de qualidade e relevante para sua persona (seu público ideal), sua chance de se destacar é maior.

Atualmente, ter apenas sua marca ou empresa associada a um site com informações básicas e estáticas só atrai um pequeno público – geralmente, aquele que já sabe o nome de sua empresa, e está procurando um dado específico.

Agora, um blog corporativo que lida de forma mais abrangente com assuntos que são a especialidade de sua marca gera maior alcance. Ele cria a oportunidade para que sua empresa expanda seu público e desenvolva relacionamentos que conduzirão à venda e à fidelização de clientes.

Ao trabalhar seu conteúdo de forma adequada, seu blog corporativo pode, inclusive, ser um bom qualificador para fechar vendas. Ao atrair visitantes com assuntos de interesse, eles podem ser conduzidos a entrar em contato diretamente com seu negócio ou, então, ser abordados por uma equipe de vendas.

Um erro comum cometido por empresas ao criar um blog corporativo é não mantê-lo atualizado por “não oferecer o resultado esperado”: uma estratégia com base em conteúdo envolve compromisso e disciplina para gerar resultados.

Como vimos, o comportamento dos consumidores, hoje, abrange muita pesquisa antes da decisão de compra, e ela é feita na Internet, comumente em blogs! Por isso, blog corporativo é a ferramenta fundamental para tornar a sua empresa uma referência e autoridade em seu nicho de atuação, e ainda ajuda na construção de uma marca com credibilidade e liderança.

No entanto, a produção de conteúdo consistente e de qualidade para seu público-alvo exige uma estrutura definida. Dedicar seu investimento em ferramentas como blogs, e integrá-las aos seus canais digitais, ajuda a economizar seus esforços de comunicação e marketing.

Blogs potencializam sua presença digital no médio e longo prazo, gerando um grande retorno com um baixo investimento. Ou seja, criar um blog corporativo gera visibilidade para sua marca de uma forma que seus concorrentes talvez não estejam conseguindo nesse momento. Além disso, é uma ótima forma de demonstrar que sua empresa possui domínio e autoridade sobre o segmento em que atua.

Estratégias como a de SEO, redes sociais e mídia paga  também podem ser potencializadas pela criação de conteúdo em um blog corporativo – dessa forma, você cria um sistema que atrai, converte e fideliza sua base de clientes.

E então, já conhecia as potencialidades do blog corporativo? Está pensando em desenvolver um para a sua empresa? Deixe sua mensagem nos comentários e continue  acompanhando nosso blog para conhecer outros recursos importantes que poderão gerar grandes resultados para a sua empresa!

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