O que é Gestão de Monitoramento e SAC 2.0?

gestao de monitoramento

As mídias sociais, como você já deve saber, têm uma grande força para aumentar o alcance de seu negócio e o engajamento de seu público. Mas como lidar com esse fluxo de informação de forma inteligente e não deixar nenhum contato feito nesses canais sem uma resposta?

Organizar essas informações e encaminhá-las internamente em meio a tantos processos e tarefas da sua empresa pode acabar sendo trabalhoso. Por isso existe a chamada Gestão de Monitoramento, que tem como objetivo interpretar as informações agrupadas para otimizar interações com seus clientes.

Descubra, a seguir, como a Gestão de Monitoramento pode auxiliar seu negócio e saiba, também, como o recurso SAC 2.0 pode modernizar seus processos de atendimento e comunicação.

O que faz uma Gestão de Monitoramento?

A Gestão de Monitoramento envolve, primeiramente, a busca pelas melhores formas de saber o que está sendo dito sobre sua marca. Detalhes como gerenciamento e agendamento de conteúdo, por exemplo, são de responsabilidade de uma Gestão de Monitoramento, e saber organizar as ações de mídias sociais vai além da criação de conteúdo todo o dia.

O monitoramento é importante para gerar insights e informações concretas a partir de suas interações, afinal, existem muitas delas que acabam se perdendo se não houver uma gestão e ferramentas adequadas para realizar essa compilação e análise.

Uma boa Gestão de Monitoramento faz com que as interações com seu público tenham, também, uma abordagem melhor.

Mas o que é preciso para converter visitantes em clientes bem qualificados? Investir em um bom serviço e tecnologias de Gestão de Monitoramento.

Há diversas tecnologias oferecidas no mercado, no entanto, não basta apenas optar por uma dessas soluções: é importante saber aplicá-la em todas as etapas. Por isso, rotinas de trabalho centralizadas em um ambiente tornam a tarefa muito mais clara para seu negócio. Quando todo departamento e demais gestões estão a par dos dados monitorados e analisados, seu serviço só tende a ganhar em performance.

SAC 2.0: como o atendimento evoluiu?

Em um processo comum de atendimento, o protocolo costuma ser receptivo e com operações mecanizadas. Tradicionalmente, antes do advento das redes sociais, canais de reclamação e de atendimento em geral eram conduzidos de forma privada. Hoje, o atendimento na Internet representa 32% das interações e ameaça seriamente o método tradicional por voz.

Assim, o SAC 2.0 surgiu naturalmente, e a Gestão de Monitoramento das marcas também fez com que o processo de atendimento se modernizasse. A forma de atender seus clientes via redes sociais precisa ser diferenciada: apesar de estarem utilizando um recurso tecnológico, no final das contas, as pessoas querem sentir que ainda estão se comunicando com outros seres humanos!

Portanto, é necessário saber utilizar um tom de voz adequado e usar de forma inteligente menções e um conteúdo que, na verdade, oferece seu feedback de forma gratuita e ágil para o seu público. Afinal, seu cliente tem um nível de exigência maior e mais evidente (e público, muitas vezes!) nas redes sociais  – quando ele recorre ao atendimento e à interação com uma marca, ele está esperando algo dela.

Assim, o conceito de SAC 2.0 aproveita plataformas e tecnologias digitais para otimizar a relevância, a qualidade e a agilidade de suas interações. Diferentemente do atendimento tradicional, os canais de conteúdo se tornaram muito mais variados, e, dessa forma, o cliente final ganha um protagonismo maior na relação. O SAC 2.0 nada mais é do que todo o conjunto de tecnologias e recursos aplicado em seus serviços de atendimento online.

Dentre as características do SAC 2.0, é preciso ressaltar o fator da naturalidade nas interações, que só é atingida quando se conhece o público – e isso exige uma Gestão de Monitoramento bem estruturada. O SAC 2.0., portanto, torna-se um recurso otimizado pela inteligência da análise de dados.

Considerações finais

As demandas dos canais digitais revolucionaram a forma como as operações se estruturam em qualquer tipo de negócio. Sua empresa lida com o atendimento de uma forma modernizada? E quanto à análise de dados e criação de relatórios?

Você pode não desenvolver essas operações em seu negócio atualmente, e, por conta disso, sua própria comunicação digital tende a estar comprometida. Afinal, mesmo nas relações interpessoais mais pontuais são gerados dados úteis para o atendimento e monitoramento de sua empresa, o que pode gerar insights valiosos para alavancar os resultados do seu negócio.

A Gestão de Monitoramento e SAC 2.0, portanto, são diferenciais para destacar sua empresa entre os concorrentes e ajudar na gestão do relacionamento com o seu cliente, e saber utilizar ferramentas e recursos que maximizem essas técnicas pode fazer seu negócio ir mais longe.

Você já conhecia a Gestão de Monitoramento e SAC 2.0? Está pensando em implementá-los em sua empresa? Deixe sua mensagem nos comentários e continue acompanhando nosso blog para conhecer outros recursos importantes que poderão gerar grandes resultados para a sua empresa!

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