Produção de conteúdo: tudo que você precisa saber

produção de conteúdo

Você há de concordar comigo que o Google é o canal mais usado na hora de tirar qualquer tipo de dúvida, seja ela voltada para os estudos, trabalho ou compra. Uma das melhores formas de aproveitar isso a favor da sua empresa é investindo na produção de conteúdo.

A produção de conteúdo é a principal ferramenta do marketing de conteúdo e tem o foco de atrair e aproximar o cliente com uma marca, convertendo em um número maior de vendas. Para te ajudar a entender o porquê 71% das empresas já adotam essa estratégia, é que criamos esse guia. Confira!

Neste guia você vai aprender:

 

  1. Porque você já deveria estar investindo na produção de conteúdo
  2. Mas o que é marketing de conteúdo?
  3. Quais são os benefícios oferecidos pelo marketing de conteúdo?
  4. Resultados concretos de quem já aposta em Content Marketing
  5. 4 passos para começar a fazer a produção de conteúdo

 

1. Porque você já deveria estar investindo na produção de conteúdo

De acordo com a Content Trends 2017, 84,7% da população usam a busca orgânica do Google para encontrar conteúdos e informações de seu interesse. Não investir em uma produção de conteúdo estruturada é perder todo o potencial desse número.

Oferecer um conteúdo de qualidade é o foco da estratégia de Marketing de Conteúdo, estratégia que usa como base a produção de textos e qualquer tipo de material escrito para atrair clientes que realmente tenham interesse na sua marca.

Nos casos de pequenos negócios, por exemplo, as empresas que adotam o blog como método crescem até 126% a mais em leads (potenciais compradores) do que aquelas que não adotam.

Um marketing de conteúdo bem-planejado não só atrai e aproxima o seu consumidor ideal, como reflete diretamente no aumento das vendas e do ROI.

2. Mas o que é Marketing de Conteúdo?

A essa altura, você pode estar se perguntando: mas o que exatamente é Marketing de Conteúdo?

Marketing de conteúdo é a estratégia dentro do Inbound Marketing que visa atrair e engajar o público-alvo através de conteúdos relevantes para esse público, como textos para blog, social media, podcasts, vídeos, eBooks, entre muitos outros.

Também conhecido como Content Marketing (versão em inglês), o Marketing de Conteúdo tem ficado cada vez mais evidente nos mercados de B2C e B2B, por conta de seu evidente retorno e efetividade.

3. Quais são os benefícios oferecidos pelo Marketing de Conteúdo?

Para deixar mais claro o porquê da produção de conteúdo ser uma ferramenta tão relevante, separamos alguns dos principais benefícios oferecidos pelo Marketing de Conteúdo. Confira!

Mais relevância para o seu negócio

A produção de conteúdo usa de muitas técnicas, sendo uma delas, palavras-chave.

Imagine que você venda móveis e então crie um texto no seu blog falando sobre móveis coloridos, portanto, a palavra-chave do seu texto será: móveis coloridos Toda vez que alguém fizer uma pesquisa sobre móveis coloridos em ferramentas de busca, seu site pode aparecer organicamente para essa pessoa.

Essa simples técnica faz com que você ganhe relevância online. Quanto maior a produção de conteúdo, mais chances de aparecer na primeira página do Google e alcançar um número maior de pessoas.

Demonstra autoridade no seu nicho

Produzir conteúdos relacionados ao seu nicho e aparecer na primeira página do Google mostra para o seu cliente que você entende do que faz. Isso potencializa a imagem da marca junto ao consumidor, ganhando autoridade e construindo um vínculo junto ao potencial comprador.

Te permite ser encontrado pelo seu cliente ideal

Do mesmo jeito que as palavras-chave ajudam na relevância do seu site, elas também colaboram na busca pelo seu potencial comprador. Afinal uma pessoa que está buscando informações por algo que você vende, já tem uma predisposição para comprar do seu negócio.

Cria um relacionamento próximo entre a marca e o consumidor

Outra importante vantagem do Marketing de Conteúdo é o contato próximo junto ao lead. Através de textos e materiais para blog e redes sociais é possível manter um diálogo com o consumidor, criando uma relação emocional e mais duradoura.

Isso faz toda a diferença entre clientes e fãs, que podem se tornar defensores e porta-vozes da sua marca.

Aumenta os números de conversões

Uma vez que você é encontrado, tem relevância e mantém um relacionamento constante com o seu lead, as chances de venda são até 3x maiores.

O Marketing de Conteúdo te permite trabalhar e nutrir um consumidor, fazendo com que a compra aconteça de forma natural e benéfica para ambas as partes.

É uma estratégia de ótimo custo-benefício

O Marketing de Conteúdo pode custar até 50% a menos do que uma estratégia tradicional de marketing. Isso porque você não precisa pagar para ser encontrado organicamente e seu conteúdo pode ser compartilhado via redes sociais de forma gratuita, abaixando o custo e aumentando as chances de conversão.

Além disso, é importante ressaltar que o Marketing de Conteúdo te permite acompanhar os resultados de todas as ações tomadas, deixando fácil a tarefa de saber onde se deve ou não investir mais.

4. Resultados concretos de quem já aposta em Content Marketing

Separamos alguns dados mundiais para te mostrar como a produção de conteúdo e o Content Marketing podem realmente ser vantajosos para sua empresa:

  • O Mkt de Conteúdo e Inbound Mkt podem gerar até 3x mais leads custando até 62% a menos;
  • O Marketing de Conteúdo tem taxas de conversão até 6x maior do que outros métodos;
  • Marcas que assumem a liderança da produção de conteúdo no seu nicho recebem até 7.8x a mais de tráfego em seus sites;
  • 90% dos consumidores dizem que os vídeos de produtos ajudam na decisão de compra;
  • O aumento de conteúdo via Facebook aumentou 52% nos últimos 2 anos;
  • Mais de 95 milhões de fotos e vídeos são compartilhados por dia no Instagram;
  • Quase 50% dos usuários procuram um vídeo relacionado a um produto antes de visitar a loja física;
  • 91% das pessoas dizem que os anúncios são mais instrutivos hoje do que 2 anos atrás.

Fonte: https://viverdeblog.com/wp-content/uploads/2017/11/graficos-marketing-conteudo-1.png

5. 4 passos para começar a fazer a produção de conteúdo

Agora que você já entendeu a importância e todos os benefícios que o Marketing e a Produção de Conteúdo podem te oferecer, que tal aprender como a montar sua própria estratégia? Confira!

1. Estabeleça objetivos e metas

Entender onde você quer investir e o que deseja alcançar naquele determinado momento da sua empresa é essencial para definir sua estratégia de conteúdo. O seu foco é vender mais um determinado produto? É ganhar autoridade no mercado em que você atua? Ou o que você precisa é ter mais contato e aproximação com os clientes que já conquistou?

Um bom planejamento tem como base um objetivo, com metas bem definidas para que possam ser mensuradas.

2. Tenha definido seu comprador ideal

De que adianta investir na produção de conteúdo se você não conhece seu cliente? O consumidor é o centro do seu negócio e não poderia ser diferente em um planejamento.

Gaste um tempo entendendo qual é o perfil do seu consumidor, a abordagem mais apropriada (mais descontraída ou um pouco mais formal), os canais que ele prefere, etc. Isso irá te ajudar a criar conteúdos que realmente sejam relevantes para ele, tornando mais fácil o diálogo e o avanço para uma futura compra.

3. Faça um planejamento

O planejamento é a estrutura da produção de conteúdo. É ele que irá ajudar a organizar e a definir o que será produzido.

Em um planejamento deve-se pensar nos temas em que serão produzidos, um cronograma para entender quando serão publicados e também a escolha de canais onde serão divulgados.

O planejamento te dá uma visão geral do que está acontecendo e te ajuda a se manter dentro do objetivo definido.

4. Monitore  

Uma enorme diferença entre o marketing tradicional e o Inbound Marketing é que no meio digital tudo pode ser mensurado. O monitoramento é uma das partes mais importantes de um planejamento de conteúdo. É através dele que se entende o que está dando resultados e o que precisa ser melhorado.

Hoje em dia existem muitas ferramentas que ajudam na missão de acompanhar, a curto e longo prazo, os resultados da sua produção de conteúdo.

Gostou do nosso guia sobre produção de conteúdo? Que tal começar agora mesmo a usar essa técnica ao seu favor? Fale com um especialista e saiba mais!

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